segunda-feira, 6 de junho de 2011

Como fui esquecer você.


Hoje vou falar de um livro que me chamou a atenção esse ultimo mês e resolvi comprar pra ler, já que não é tão famoso. Ele se chama “Como fui esquecer você” e é da escritora Jennifer Echols. Confesso que por ser um livro de uma escritora que nunca tinha lido antes fiquei com um pouco de receio e fui procurar resenhas na internet depois que comprei. E bem, vocês verão.

Existem muitas coisas que Zoey gostaria de esquecer. Que seu pai engravidou a namorada de vinte e quatro anos. Seu medo de que toda a cidade descubra sobre o colapso nervoso de sua mãe. Do belo e sombrio, Doug, o bad boy da escola que a perturba. Sentindo como se sua vida estivesse prestes a se tornar uma completa bagunça, Zoey luta da única forma que sabe, usando sua famosa atenção em detalhes para assegurar seu lugar como a filha perfeita, a aluna perfeita, e a namorada perfeita para o popular jogador de futebol americano, Brandon. Mas, em seguida, Zoey se envolve em um acidente de carro e no dia seguinte há apenas uma coisa da qual ela não consegue se lembrar - a noite do dia anterior. Saíra com Brandon como pretendia? Mas então porque Brandon a estava evitando? E porque Doug, de todas as pessoas, de repente está agindo como se algo de importante tivesse acontecido entre os dois? Zoey apenas lembra de Doug tirá-la do carro, mas ele continua a se referir ao que aconteceu aquele noite como se fosse algo mais. E Zoey está aterrorizada em admitir o quanto não pode se lembrar. A controlada e meticulosa Zoey está rapidamente perdendo o controle de todos os detalhes importantes de sua vida - uma vida que parece estranhamente vazia de Brandon e estranhamente preenchida por Doug.

Esse é a sinopse original do livro, porque com minhas palavras não conseguiria descrever essa obra.

INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
TÍTULO: Como fui esquecer você
AUTOR: Jennifer Echols
EDITORA: Pandorga
CATEGORIA: Fuja!

Sabe aquela coisa de: “Nunca julgue um livro pela capa”? No caso do livro de Echols, seria “Nunca julgue um livro pela capa e pela sinopse”. Me apaixonei pela historia assim que li a sinopse e decidi levar, comecei a ler, e acabei gostando do primeiro capitulo. Parecia ser uma historia boa, tinha uma base boa para o desenvolvimento do livro e os personagens pareciam ser legais. Mas a cada pagina que virava, algumas vezes me decepcionava. Sabe quando você tenta se imaginar na historia? Quando você tenta arduamente se identificar com algum personagem? Mas não foi possível, pois com um ar superficial e fútil (que superou o livro gossip girl) eu virava as páginas rezando para a historia ficar boa, para tudo aquilo que li na sinopse acontecesse com mais força, se revelasse na historia, e não mais páginas da personagem se preocupando com o que os outros vão falar da sua unha ter lascado (SIM, ISSO ACONTECEU!). E com o pensamento de que em algum trecho do livro a historia iria ficar boa, continuei lendo, afinal, não ia gastar meu dinheiro a toa né? Bem, a historia ficou interessante, mas não do ponto de vista que eu preferia, que seria um drama, com romance, como prometido pela sinopse. Mas nããããão, a historia ficou bem interessante, se focou no romance sim, mas não de um jeito fofo que as garotas gostam, mas de um jeito erótico, apelando para cenas de sexo que se estendiam tão detalhadamente que ocupavam 3 páginas. O por quê do meu espanto? Ué, livros de literatura tem cenas eróticas também, é fato, mas um livro com uma historia que poderia ser demais, de fazer qualquer um ficar de queixo caído imaginando o sofrimento da personagem ao ver sua vida desmoronando após sua mãe tentar se matar e ela sofrer um acidente perdendo parte da memória, é lamentável ver que a escritora preferia se focar na sexualidade para tentar prender a atenção dos leitores, sendo que escreve muito bem e a historia era pra ser ótima.
Entretanto, devo concordar com o que disseram “Jennifer Echols sabe descrever relacionamentos”. Sim, ela sabe descrever os relacionamentos de hoje em dia, afinal, hoje sempre vemos uma garota que após ver sua mãe tentar se matar vai e transa com o seu melhor amigo, e depois ainda com ele transa com o cara que odeia. Isso é comum hoje em dia não é mesmo? Estar com um e no outro dia com outro. Infelizmente é a realidade, mas acho que livros adolescentes deveriam mostrar o quão baixo isso é, e incentivar as garotas se portarem como mulheres, e não incentivá-las a sair dando por ai porque sua vida ta um lixo. Se valorizar primeiro, isso é o que eu penso, e isso é o que o livro não mostra. Bom, quem sou eu para criticar uma escritora com vários livros publicados? Eu não sou ninguém, mas me revolta o fato de uma pessoa que escreve tão bem e tem o poder de fazer uma historia incrível se focar em baixarias para prender seus leitores. Eu queria realmente gostar deste livro, e sinceramente? Me apaixonei pelo carinha da capa kkk, mas não foi possível, mas afinal, gosto é gosto né? E como em outras resenhas desse livro que li antes de escrever, alguns gostam, outros detestam, mas deixarei a critério de vocês decidir se o livro é bom ou não. Por que sinceramente, eu não consegui.

Ps= Para os fãs da escritora, mil perdões, não quero ofender ninguém e me fazer de dona da verdade, mas acho que devo expressar minha opinião como leitora.

3 comentários:

  1. Menina, jura??? Eu sempre achei q esse seria o livro da minha vida! Eu acho a sinopse super interessante e a capa é linda, mas fiquei triste com sua opinião. Vai deixar de ser prioridade na minha lista de desejados, então...

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  2. Esse livro e Tão Longe estavam no topo da minha lista de compras, mas agora vou colocar por ultimo e talvez um dia eu os compre!

    Parabéns pela resenha, é muito bom quando alguém expressa suas reais impressões assim como você fez.

    Beijinhos, Duh Araujo.

    ResponderExcluir
  3. Awn gente, muito obrigada. Desculpa tirar a vontade de vocês lerem o livro kkk mas olha, economizarão em média 30 reais, que dá pra comprar outro livro bem melhor u.u

    Obrigada pelo elogio Duh, realmente eu escrevi com o coração essa resenha.

    ResponderExcluir